domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vamos empurrar a vaquinha?


Olá, tudo bem com você?

Calma, calma... 

Imagino que você tenha achado estranho o título do post de hoje, não é mesmo? Hoje a lição postada é uma metáfora muito interessante que aprendi há muito tempo atrás e que repasso a você com a maior felicidade. Leia, compreenda e implemente! Vamos lá!!

A Vaquinha

Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita... 


Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.


Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas... Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou: 

"Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?" 

E o senhor calmamente respondeu: 

"Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros alimentos e a outra parte nós produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo."


O sábio agradeceu pela informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou: 

"Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali à frente e empurre-a, jogue-a lá embaixo." 

O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.



Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos, até que, um belo dia, ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar àquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los... 

E assim o fez.

Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver. Apertou o passo e, chegando lá, foi logo recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos.




O caseiro respondeu: 

"Continuam morando aqui." 

Espantado, o discípulo entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): 

"Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?" 

E o senhor, entusiasmado, respondeu: 

"Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que podíamos, assim alcançamos o sucesso que os seus olhos vislumbram agora.”



E você quantas vaquinhas possui? Será que elas estão sendo o "freio de mão" da sua vida? Você está se contentando com pouco? Onde está a sua vontade de crescer? 

Responder e implementar o que você aprendeu agora, requer CORAGEM! Preste bem atenção que não disse INCONSEQUÊNCIA e sim CORAGEM!



Sucesso.



Kleber Martins



"CORAGEM não é ausência de medo, CORAGEM é a capacidade de enfrentar os seus medos!" - Ralph Aldo Emerson



Nenhum comentário:

Postar um comentário